O perfil empreendedor dos brasileiros tem aumentado à medida que o mundo digital e tecnológico traz novas oportunidades de negócio. O e-commerce parece ser um dos setores mais interessantes para estes trabalhadores e as lojas online estão proliferando — é só pensar, por exemplo, na principal maneira que os leitores têm comprado seus livros. Venha saber os números lançados pela Paypal sobre o e-commerce brasileiro!
Ao redor do globo, o trabalho nas plataformas digitais tem se tornado uma realidade muito comum. Cada vez mais pessoas aproveitam os vários dispositivos tecnológicos para fugir do desemprego e dos salários mais baixos ganhando alguns rendimentos na Internet.
É verdade que, nas últimas décadas, os celulares e os notebooks, assim como a Internet cada vez mais vasta e rápida, vêm promovendo uma mudança na vida de todos. Alterando totalmente a malha do cotidiano pessoal de cada um e fazendo com que lógicas culturais, sociais e econômicas se alterem também, esses dispositivos correspondem, hoje, a espaços de lazer, de trabalho e de comunicação.
Recorrendo a seus celulares e aproveitando a ajuda garantida por vários sites, os trabalhadores mundiais têm tornado cada vez mais comum o empreendedorismo digital. No Brasil, a barreira linguística poderia ter sido uma razão para que o povo brasileiro não seguisse essas lógicas. Ainda assim, opções como o Shopify Dropshipping em português permitiram um aumento exponencial do e-commerce no Brasil e fez com que números extraordinários se manifestassem dentro do setor.
As lojas online no Brasil de 2019
Tendo por base os números de 2019, a Paypal, em parceria com a BigData Corp, avaliou o perfil do e-commerce no Brasil. Os resultados do estudo apresentado por estas marcas revelou que se deu um crescimento de 37,5% no número de lojas online no país, correspondentes a 930 mil espaços de e-commerce ativos.
Além dos sites onde alojam as suas marcas, a maioria das lojas brasileiras também tem presença online nas redes sociais. Segundo este estudo, pelo menos 65% das lojas online têm páginas ou perfis no Facebook ou no Instagram. A grande procura, pelos brasileiros, de produtos online foi uma das motivações dos empreendedores do setor, que afirmam ainda acreditar no potencial do meio digital. A maioria dos consumidores brasileiros afirma que, quando compra online, prefere fazê-lo pelo celular.
Um crescimento lento internacional
Quando o e-commerce se lançou internacionalmente, os números do seu crescimento foram espantosos. Até hoje, este setor continua em crescimento. Apesar de continuar a crescer, o e-commerce global contou com um desaceleramento, que nos faz assistir, atualmente, a uma progressão mais lenta e gradual.
Em 2019, o e-commerce internacional fez 25.030 trilhões de dólares. Este valor corresponde a um crescimento na ordem dos 4,5%. Portugal, onde se assistiu a um aumento de 10% nas lojas online, apresenta, segundo os Correios de Portugal (CTT), números mais impressionantes no que se refere aos hábitos de consumo, com 46% dos portugueses comprando online.
Esta postagem é um publieditorial e tanto o texto quanto as imagens foram enviados para publicação.
Muito legal saber mais um pouquinho sobre isso!!