[Resenha] Mesa para um — Beth O’Leary - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
31

mar
2023

[Resenha] Mesa para um — Beth O’Leary

Siobhan é uma life coach nascida em Dublin que está sempre em Londres a trabalho. É lá que ela conhece o belo e charmoso Joseph, com quem mantém um caso sem compromisso ― é apenas sexo casual, e os dois estão felizes com isso.
Miranda é uma arborista talentosa e apaixonada pelo que faz. Ela namora Carter, um homem maduro e encantador, e tem certeza de que ele é o cara ideal para sua vida.
Jane acaba de se mudar para Winchester, onde é voluntária num brechó beneficente. Em pouco tempo, ela conhece o misterioso Joseph Carter, e os dois se tornam grandes amigos. Jane está decidida a ficar apenas na amizade, mas controlar seus sentimentos por ele acaba sendo mais difícil do que parece.
Siobhan, Miranda e Jane não se conhecem. No entanto, elas têm mais em comum do que imaginam: as três levam um bolo do mesmo homem no Dia dos Namorados. Como isso é possível? Será que ele está escondendo algo? Será que ele não é tão perfeito quanto elas imaginam?
Mesa para um é o romance mais ambicioso de Beth O’Leary. Engraçado e comovente, é uma história de partir o coração sobre encontros e desencontros e as diferentes formas como podemos nos deparar com o amor.

 

Ficha Técnica: Mesa para um

Título: Mesa para um
Título original: The No-Show
Autor: Beth O’Leary
Tradução: Paula Di Carvalho
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 336
Ano de Publicação: 2023
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

 

Resenha escrita

Mesa para um é o lançamento de Beth O’Leary no Brasil, autora do sucesso Teto para dois. Publicado pela Intrínseca, que também trabalhou os outros romances da autora, e traduzido por Paula Di Carvalho, é livro mais ambicioso de O’Leary — e virou meu favorito entre suas obras.

Em um Dia dos Namorados, Siobhan tem um encontro com Joseph, o homem com quem vem tendo encontros casuais — mas ele não aparece para o café da manhã que tinham combinado. Miranda, por sua vez, leva bolo do namorado Carter, que encontraria para almoçar. Por fim, Joseph Carter não aparece na festa de noivado, à noite, em que tinha prometido encontrar Jane, a amiga com quem fingiria ter um relacionamento para livrá-la de um possível constrangimento naquela circunstância social. 

Em paralelo, Beth O’Leary conta a história de três mulheres envolvidas com um mesmo homem, criando, desde o início, desconforto pela situação. Se, por um lado, eu me sentia ultrajada ao ver um homem sendo desonesto, por outro, ficava ainda mais angustiada por eu também me encantar por ele. A questão é que a relação de Joseph Carter com cada mulher é única e, isoladamente, entendemos como elas se apaixonam por ele. 

A contradição entre os sentimentos é possível apenas pela habilidosa escrita de Beth O’Leary. Em terceira pessoa, a autora consegue transmitir pequenos detalhes que vão pouco a pouco construindo as personalidades de cada personagem e revelando importantes pistas sobre elas, indicando que há mais nelas e em Mesa para um do que uma primeira impressão revela. É nos detalhes que percebemos a complexidade de Siobhan, Miranda e Jane, complexidade que reside também na trama do livro. A autora precisou ser muito sagaz para construir uma rede intrincada que, quando revelada, gera grande impacto. Mesmo tendo suposto qual seria a primeira grande reviravolta — porque há pelo menos três —, ainda assim me senti arrebatada enquanto lia. Sendo sincera, passei o último quarto da história com o choro entalado na garganta, sendo capaz de liberá-lo apenas ao finalizar a leitura.

Mesmo sendo um livro emocionante e de grande carga emocional, Mesa para um é também leve e divertido, mantendo o bom-humor ao decorrer das páginas e provocando risos em momentos chave. E por meio dessa mescla de emoções, aparentemente tão opostas, Beth O’Leary entrega um romance que aborda temas que vão desde a violência sofrida por mulheres em uma sociedade machista e patriarcal até as diferentes conexões que desenvolvemos ao longo da vida. É um livro que fala da possibilidade de múltiplos amores e das dolorosas consequências acarretadas pelos traumas que carregamos. Acima de tudo, é um livro humano, que demonstra como somos afetados e transformados pelo que vivemos e como somos afetados por aqueles com quem nos relacionamos — e como também afetamos o outro.

Mesa para um foi um prato cheio: uma leitura viciante que me prendeu desde a primeira página e manteve acesa minha curiosidade por entender o que estava de fato acontecendo na história; que me divertiu com sua leveza e bom-humor; e que me emocionou por seu impacto e carga emocional. Porém, mais do que tudo, foi um livro que, ao terminá-lo, me deixou em profunda admiração por Beth O’leary, especialmente pela gama de impressões que rodearam minha cabeça por muito tempo depois de eu finalizar a leitura. Eu não só queria discutir tudo que o romance me fez pensar e sentir, mas também reler cada página, dessa vez com a visão de quem conhece o que está nas entrelinhas.

 

Resenha em vídeo






Deixe o seu comentário

Uma resposta para "[Resenha] Mesa para um — Beth O’Leary"

Pamela - 24, novembro 2023 às (11:32)

Olá!! Adorei a resenha e este foi o melhor da autora pra mim, Teto para dois é lindo e a troca tbm, mas esse me surpreendeu!!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício